Bem vindo ao blog da Torcida Verde Montijo, fundado a 21 de Março de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

SPORTING 0-1 Naval

Jornada de emoções contraditórias

Na penúltima jornada da Liga futebolística, o SCP recebeu a Naval 1º de Maio sabendo que bastava amealhar um ponto para assegurar um impensável 4º lugar.

Dando seguimento a uma época para não esquecer os profissionais da bola leoninos brindaram os adeptos do grande SCP com uma exibição inenarrável, resultando em novo desaire perante o desalento da grande nação verde e branca.

No resto destaque para a evocação pelo "speaker" de serviço no Estádio José Alvalade da passagem do andebol à final da Taça "Challenge".

Foi a primeira vez desde a inauguração do novo Estádio em 6 Agosto de 2003 que foi feita uma referência a esta modalidade histórica do SCP... algo que merece uma reflexão.

De qualquer maneira o acesso a esta histórica final do Andebol reforça aquilo que na Torcida Verde defendemos ainda que "orgulhosamente sós" durante longos anos que enfatizava a importância decisiva das modalidades, o que ganha maior visibilidade em tempos de "vacas do futebol. .

A Torcida Verde para este jogo preparou nova coreografia de intervenção, reiterando nosso inconformismo perante o infame assalto do negócio puro e duro ao Futebol enquanto fenómeno popular; transformando-o numa caricatura manipulada pelos interesses comerciais, liderados pelas televisões e especulativos, enfatizados pelos agentes dos jogadores e comissionistas

Neste sentido da Bancada B desceram duas mega bandeiras construindo um "Puzzle" completado na Bancada A .
"Combate Futebol Negócio Um Dever de Todos" foi a mensagem principal ilustrada pelas sugestivas imagens metafóricas onde o adepto representado pelo nosso mítico "Indio" e o "Futebol negócio" ilustrado por um "notável e bem apresentado suíno" onde não faltava o distinto charuto.

Na Torcida Verde somos e sempre seremos "apenas" adeptos e esta nossa condição exige que jamais nos verguemos aos ditames do "Negócio" que manipula a paixão e a emoção reduzindo-as a um produto de consumo.

Para o adepto o futebol jamais será um negócio.
Para o adepto o ideal clubista não tem preço, não é quantificável.

Não somos "Notáveis", nem candidatos a "notáveis", não pertencemos a qualquer "lobby", pelo que as únicas posições que nos vinculam emergem da nossa condição de ADEPTO, algo que se pretende coerente, intemporal e por isso imune aos circunstanciais jogos de poder institucionais nos quais jamais nos envolve(re)mos

Porém não se pense que não aceitamos a implementação de critérios de gestão empresariais objectivos; antes não nos resignamos que os ditames do negócio se sobreponham e esmaguem o ideal clubistico que deverá ser sempre o centro de qualquer estratégia de gestão numa Instituição desportiva na qual os adeptos (mercado na óptica do negócio) é o centro fulcral.

Temos plena autoridade moral para manifestar nossa indignação uma vez que somos nós adeptos que de forma incondicional estamos com o SCP, suportando estoicamente horários aberrantes, preços dos bilhetes escandalosos. Isto para além do brutal afastamento dos futebolistas em relação ao nosso ideal clubista e dos seus adeptos; os quais são tratados como "emplastros" por essas caricaturas de "cromos da Bola" do triunfal futebol negócio.

Nesta jornada vivemos também a evocação do eterno João Morais, desaparecido na última semana.

Um enorme estandarte com a imagem do autor do golo que deu a única conquista europeia ao Futebol leonino onde podia ler-se " J. Morais, A Lenda" foi acompanhada pela frase " Só Morre Quem é Esquecido!" , a reprodução da frase contida na coroa de flores que a Torcida Verde depositou na sua última morada em Vila do Conde.

Até sempre João Morais, os ADEPTOS nunca te esqueceram, nunca te esquecerão!

 Tor Ver Montijo sempre a apoiar nos bons e nos maus momentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário