Bem vindo ao blog da Torcida Verde Montijo, fundado a 21 de Março de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Deslocação histórica com o Andebol na Polónia

O apuramento do andebol leonino para a final da Taça Challenge foi um grande feito para o Sporting Clube de Portugal enquanto instituição que fez rejubilar todos os verdadeiros sportinguistas.

A deslocação à longínqua Polónia para o jogo da primeira mão foi encarada com o profissionalismo e as cautelas que um jogo desta importância acarreta.

O sete leonino entrou em jogo de forma felina alcançado uma vantagem que chegou a atingir os sete golos. Todavia, os jogadores do MMTS Kwidzyn mostraram que também não é por acaso que estão na final tendo paulatinamente equilibrado o resultado, chegando inclusivamente à vantagem.

A partir dos 40 minutos os leões voltaram a dominar o jogo sustentados numa defesa muito concentrada tendo atingido a vitória por um parcial de 25-27. 

É sobejamente conhecida a luta que a Torcida Verde tem feito na defesa intransigente do ecletismo do Sporting, até como salvaguarda da própria identidade do clube. Assim, impunha-se a presença do nosso grupo nesta
jornada histórica, e foi o que veio a acontecer.

Um “contingente” de seis ultras superou todas as dificuldades inerentes a uma deslocação à “Polónia profunda”. À nossa espera - no dia que antecedeu o jogo - na verdadeiramente bela cidade de Gdansk tínhamos os nossos mais recentes amigos do Ultras do Lechia de Gdansk, os quais já haviam estado presentes no Hertha de Berlim – SCP de Dezembro último. O dia de Sábado foi aproveitado para conhecer a histórica cidade de Gdansk devidamente guiados pelos amigos do Lechia. 

No domingo após uma breve visita à turística cidade de Sopot foi tempo de rumar à cidade de Kwidzyn, uma vez mais orientados pelos nossos seis amigos polacos já devidamente equipados à Torcida Verde, tendo o almoço ocorrido numa feira medieval junto a um dos mais imponentes castelos polacos.

A chegada ao pavilhão onde se disputou a partida decorreu sem sobressaltos. Tratava-se de uma infra-estrutura tipo” escola secundária” com apenas uma bancada. O público composto por jovens e mulheres deu um apoio espectacular tendo inclusivamente na entrada das equipas em campo sido realizada uma meritória cascata de rolos de papel. 

No entanto e apesar do apoio incessante dos polacos os Ultras da Torcida Verde responderam ao mais alto nível apoiando sempre o SCP. Os jogadores leoninos e restante staff não ficaram (nem poderia ficar) indiferentes à nossa presença no leste da Europa, pelo que o final da partida foi tempo de confraternização entre os ultras e os jogadores como as fotografias que abaixo se juntam podem ilustrar.

Importa frisar o espectacular fair-play dos polacos do MMTS Kwidzyn. À hora marcada estava uma belíssima interprete (e como elas são belas) que nos aguardava para nos encaminhar para o local onde iramos assistir ao jogo. Durante o jogo e apesar da asfixiante forma como estávamos rodeados de adeptos do MMTS fomos muito bem tratados por todos, dos mais pequenos aos mais velhos, os quais estavam muito surpreendidos e orgulhosos da presença da Torcida Verde no seu Pavilhão. No final do jogo os jogadores polacos cumprimentarem-nos com um cordial aperto do final, tendo nos aproveitado a oportunidade para entrar para dentro de campo para desferir alguns remates ao um dos nossos amigos do Lechia que é guarda-redes da selecção júnior da Polónia. 

Em jeito de resumo cumpre frisar que esta deslocação foi a oitava que a Torcida Verde realizou fora de Portugal esta época. É de facto uma marca espectacular só possível de ser atingida pelos melhores grupos ultras do mundo !!! 

Nota finalíssima de agradecimento para os nossos novos amigos do Lechia de Gdansk que, pese as diferenças culturais entre os nossos dois países receberam-nos de forma muito hospitaleira, o que demonstra que o fenómeno ultra pode ser um espectacular pólo de aproximação entre os povos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Goleadas ao Alpendorada

Fim de semana com o Futsal rumo à meia final 

Após a derrota na marcação de grandes penalidades perante o Alpendorada, no Sábado a vitória era o único resultado a permitir o acesso á "negra" a realizar-se logo no Domingo. 

Uma entrada de leão permitiu ao cinco verde e branco superiorizar-se ao seu opositor alcançando uma goleada(6-1)que levou os inúmeros elementos da Torcida Verde presentes ao rubro

Volvidas menos de 24 horas, disputou-se o desafio decisivo no qual SCP repetiu o resultado de Sábado, apesar dos visitantes terem inaugurado o marcador.
 
Destaque para a mobilização da Torcida Verde para estes decisivos jogos disputados em menos de 24 horas, certamente determinante para a vitória na eliminatória.

No sábado a Torcida Verde Montijo esteve presente com 3 elementos e no Domingo com 5 elementos.

No final do jogo, as atenções centraram-se na Polónia, onde o Andebol verde e branco disputou a 1ª mão da Final da Taça "Challenge" onde conquistou uma excelente vitória (25-27) ...com a presença da Torcida Verde!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Leixões 1-2 SPORTING

Azar na deslocação a Matosinhos…

O Sporting fechou a temporada em Matosinhos num jogo diante o despromovido Leixões. Numa partida jogada a ritmo lento a vitória do SCP não merece contestação. 

Para Torcida Verde a presença no Estádio do Mar assumia uma importância capital, desde logo porque esta foi uma época de grandes “transfertas” por parte do nosso grupo, quer em Portugal, quer na Europa em que estivemos presentes sete deslocações internacionais, e a deslocação a Matosinhos era o culminar dessa época brilhante. Por outro lado face à horrível época que a equipa profissional nos brindou tornava-se imperioso, num momento particularmente complicado do cube, estar em força no norte do país. 

Assim, tal como aconteceu em todas as deslocações, a Torcida Verde alugou um autocarro para levar a efeito esta deslocação. Contudo, ao quilómetro 132 da A-1 o autocarro avariou para não mais “dar sinal de vida”. Foram realizadas diversas diligências no sentido de ultrapassar a situação, que obrigatoriamente, passava pela chegada de uma nova viatura para assim retomarmos a viagem. No entanto, o autocarro em questão chegou junto de nós volvidas uma hora e meia após a avaria do primeiro o que condenou fatalmente a presença no último jogo do campeonato, pelo que não nos restou outra saída que regressar a Alvalade, onde ainda houve lugar a um jantar improvisado.

Ainda assim a Torcida Verde esteve representada no Estádio do Mar com 25 elementos do norte do país, nomeadamente do núcleo da invicta.

Felizmente, esta foi a primeira vez em mais de 25 anos de história da Torcida Verde que um autocarro avariou inviabilizando a nossa presença num jogo.

Foi pena o que aconteceu, porque do Montijo tinha ido 3 elementos e era a primeira deslocação que fazíamos.

Tributo a " Iordanov Grande Leão"

Os adeptos do SCP puderam finalmente manifestar uma justa homenagem ao antigo futebolista Iordanov de nacionalidade Búlgara, o primeiro Capitão estrangeiro da História do Clube. 
Ingressou no SCP em 1991, sendo apresentado no "Meeting Internacional de Atletismo de Sto António" realizado no tartan do Estádio José Alvalade onde o Soviético Serguei Bubka, então recordista mundial do salto à vara, tentava superar a sua fantástica marca. 

Na Torcida Verde recordamos com particular emoção essa jornada de militância Leonina uma vez que mobilizados para assistir a uma manifestação da pujança ecléctica do nosso Clube, fomos surpreendidos com a apresentação de Iordanov pelo presidente Sousa Cintra. 

A Torcida Verde associou-se esta iniciativa de homenagem a Iordanov; prestando um tributo a um profissional de futebol que aprendeu a respeitar os adeptos e a viver o SCP, transformando-se também num de nós...um adepto!!!

Um estandarte representativo do antigo número 9 foi acompanhado pela frase na língua materna do Búlgaro "Iordanov Grande Leão"

No intervalo do jogo de futebol que juntou um misto de antigos futebolistas do SCP e outra composta por "Amigos de Iordanov" a Torcida Verde presenteou o homenageado com algumas lembranças
Inúmeros antigos futebolistas de várias gerações disseram presente na "futebolada"

De Pedro Gomes , Melo, José Eduardo dos anos 60 e 70 aos inimitáveis defesas brasileiros Luisinho e Marco Aurélio, passando por C.Xavier, Oceano, Sá Pinto, Venâncio, Nelson até ao inesquecível argentino Beto Acosta muito saudado pelos adeptos.

Também outros antigos futebolistas oriundos das mais diversas latitudes compareceram.Da Bulgária veio o amigo Stoitchcov antigo futebolista do Barcelona, também Pauleta, Domingos, Fernando Couto,Paulinho Santos ou Vítor Baía por exemplo marcaram presença numa iniciativa que premiou o espírito batalhador de Iordanov imprescindível na luta contra a doença. 

Terá sido esse esforço que o terá impelido também para conquistar esta justíssima jornada, na qual em boa verdade teve um precioso aliado na pessoa do actual responsável máximo do grande SCP.

terça-feira, 4 de maio de 2010

SPORTING 0-1 Naval

Jornada de emoções contraditórias

Na penúltima jornada da Liga futebolística, o SCP recebeu a Naval 1º de Maio sabendo que bastava amealhar um ponto para assegurar um impensável 4º lugar.

Dando seguimento a uma época para não esquecer os profissionais da bola leoninos brindaram os adeptos do grande SCP com uma exibição inenarrável, resultando em novo desaire perante o desalento da grande nação verde e branca.

No resto destaque para a evocação pelo "speaker" de serviço no Estádio José Alvalade da passagem do andebol à final da Taça "Challenge".

Foi a primeira vez desde a inauguração do novo Estádio em 6 Agosto de 2003 que foi feita uma referência a esta modalidade histórica do SCP... algo que merece uma reflexão.

De qualquer maneira o acesso a esta histórica final do Andebol reforça aquilo que na Torcida Verde defendemos ainda que "orgulhosamente sós" durante longos anos que enfatizava a importância decisiva das modalidades, o que ganha maior visibilidade em tempos de "vacas do futebol. .

A Torcida Verde para este jogo preparou nova coreografia de intervenção, reiterando nosso inconformismo perante o infame assalto do negócio puro e duro ao Futebol enquanto fenómeno popular; transformando-o numa caricatura manipulada pelos interesses comerciais, liderados pelas televisões e especulativos, enfatizados pelos agentes dos jogadores e comissionistas

Neste sentido da Bancada B desceram duas mega bandeiras construindo um "Puzzle" completado na Bancada A .
"Combate Futebol Negócio Um Dever de Todos" foi a mensagem principal ilustrada pelas sugestivas imagens metafóricas onde o adepto representado pelo nosso mítico "Indio" e o "Futebol negócio" ilustrado por um "notável e bem apresentado suíno" onde não faltava o distinto charuto.

Na Torcida Verde somos e sempre seremos "apenas" adeptos e esta nossa condição exige que jamais nos verguemos aos ditames do "Negócio" que manipula a paixão e a emoção reduzindo-as a um produto de consumo.

Para o adepto o futebol jamais será um negócio.
Para o adepto o ideal clubista não tem preço, não é quantificável.

Não somos "Notáveis", nem candidatos a "notáveis", não pertencemos a qualquer "lobby", pelo que as únicas posições que nos vinculam emergem da nossa condição de ADEPTO, algo que se pretende coerente, intemporal e por isso imune aos circunstanciais jogos de poder institucionais nos quais jamais nos envolve(re)mos

Porém não se pense que não aceitamos a implementação de critérios de gestão empresariais objectivos; antes não nos resignamos que os ditames do negócio se sobreponham e esmaguem o ideal clubistico que deverá ser sempre o centro de qualquer estratégia de gestão numa Instituição desportiva na qual os adeptos (mercado na óptica do negócio) é o centro fulcral.

Temos plena autoridade moral para manifestar nossa indignação uma vez que somos nós adeptos que de forma incondicional estamos com o SCP, suportando estoicamente horários aberrantes, preços dos bilhetes escandalosos. Isto para além do brutal afastamento dos futebolistas em relação ao nosso ideal clubista e dos seus adeptos; os quais são tratados como "emplastros" por essas caricaturas de "cromos da Bola" do triunfal futebol negócio.

Nesta jornada vivemos também a evocação do eterno João Morais, desaparecido na última semana.

Um enorme estandarte com a imagem do autor do golo que deu a única conquista europeia ao Futebol leonino onde podia ler-se " J. Morais, A Lenda" foi acompanhada pela frase " Só Morre Quem é Esquecido!" , a reprodução da frase contida na coroa de flores que a Torcida Verde depositou na sua última morada em Vila do Conde.

Até sempre João Morais, os ADEPTOS nunca te esqueceram, nunca te esquecerão!

 Tor Ver Montijo sempre a apoiar nos bons e nos maus momentos.