Bem vindo ao blog da Torcida Verde Montijo, fundado a 21 de Março de 2010

terça-feira, 29 de junho de 2010

Xico Andebol 27-24 SPORTING - Final Taça de Portugal de Andebol

O Xico Andebol venceu hoje o Sporting por 27-24 e conquistou a Taça de Portugal de andebol, num jogo que decorreu no pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira.

Ao intervalo, a equipa vimaranense vencia por 15-12, aproveitando o desacerto defensivo da formação lisboeta, num encontro marcado pelas 14 exclusões de dois minutos.

A maior diferença de golos registou-se aos 12 minutos da segunda parte, com o Xico Andebol a conseguir uma vantagem de seis golos (21-15). Seguiu-se a reacção do Sporting e em nove minutos os “leões” conseguiram igualar a partida.

Relançada a discussão do título, o Xico Andebol acabou por mostrar maior eficácia nos minutos finais, enquanto o Sporting foi mais perdulário falhando vários lances de contra-ataque.

domingo, 27 de junho de 2010

SPORTING 27-19 São Bernardo - Final-Four Taça de Portugal de Andebol

O Sporting juntou-se ao Xico Andebol na final da Taça de Portugal, a decorrer em Tavira. A equipa leonina garantiu o acesso ao jogo decisivo com vitória por 27-19 diante do São Bernardo.

O São Bernardo entrou melhor, logrou parcial de 5-0 mas os leões saíram para o intervalo com vantagem de três golos (10-7).

A segunda parte confirmou a superioridade do Sporting, que selou a presença na final com triunfo confortável por 27-19

A final disputa-se domingo, às 17 horas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Torsiglieri Já é Reforço

Foi apresentado ontem às 20 horas no auditório do Estádio de Alvalade.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

SPORTING CAMPEÃO NACIONAL DE FUTSAL

lampiões 3-5 SPORTING
O Sporting sagrou-se esta tarde campeão nacional pela nona vez, ao derrotar os lampiões por 3-5, naquele que foi o quarto encontro da final dos ‘play-offs’.
A partida só ficou decidida com o prolongamento, depois de o resultado marcar 3-3 no final do tempo regulamentar.

sábado, 19 de junho de 2010

lampiões 7-9 SPORTING no desempate por pénaltis

O Sporting venceu, este sábado, os lampiões no Pavilhão da Luz por 7-9 no desempate através de grandes penalidades (3-5, após 4-4 no prolongamento). Após terem ido vencer a Loures, os “encarnados” perderam a vantagem que tinham do factor casa.

Os “leões” somam a segunda vitória depois de três encontros disputados nesta final a cinco. No jogo do próximo domingo, que se disputa novamente na Luz, caso a formação de Alvalade ganhe, pode sagrar-se campeã nacional.

Só a partir da segunda metade do encontro o marcador começou a funcionar, com os lampiões a fazerem dois golos seguidos, por Joel Queirós e César Paulo, respectivamente. Na equipa adversária, Caio reduziu a desvantagem, mas pouco tempo depois surgia o terceiro tento dos “encarnados” por Pedro Costa. No entanto, o Sporting persistiu e lutou até à igualdade no marcador (Cardinal e Divanei), levando o jogo para prolongamento. Pedro Costa voltou a marcar, porém Cardinal também “bisou”.

O encontro decidiu-se nos “penalties”, onde o Sporting foi mais feliz, aquando do quarto remate de Arnaldo no qual Cristiano soube defender. Logo a seguir, João Matos fez o último golo da vitória “Sportinguista”. Vitória justa do Sporting, que está a uma vitória de se poder sagrar campeão nacional.

Nesta foto mostra o convívio entre os núcleos do Montijo, de Loures e de Chelas da Torcida Verde. 

SPORTING Tricampeão de Juniores

Vitória Sobre os Tripeiros em Alvalade
O Sporting sagrou-se campeão nacional de juniores pela terceira vez consecutiva - feito nunca antes alcançado pelos jovens verdes e brancos. Num campeonato decidido na derradeira jornada, os leões, a precisar apenas de um ponto para selar a conquista, derrotaram os Tripeiros por 1-0 no Estádio José Alvalade. Os lampiões ainda tinham esperanças mas deixaram-se empatar com o V. Guimarães.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Evaldo, Maniche e André Santos São Reforços Já Anunciados


Os três foram apresentados ontem à tarde às 18 horas, no auditório do Estádio de Alvalade.

terça-feira, 15 de junho de 2010

SPORTING 3-4 lampiões - Futsal Jogo 2 da Final

O Sporting perdeu o segundo jogo da final do nacional de futsal no Paz e Amizade, indo agora discutir o título na lixeira.

Os «leões» cedo ficaram condicionados com a lesão de Benedito (Cristiano foi chamado e cumpriu) e também devido ao facto de atingirem as cinco faltas, apenas com 10 minutos de jogo decorridos. A dupla de arbitragem constituída por Eduardo Coelho e Sérgio Magalhães foi excessivamente zelosa, pese embora tenha existido alguma agressividade das duas equipas na primeira parte (aos cinco minutos já ambas as formações tinham três faltas).

O Sporting até controlou o início da partida, com Divanei e Alex a protagonizarem as melhores chances para abrirem o activo, e Arnaldo a dar o mote do outro lado com um remate ao poste. No entanto, num lançamento de Bebé para Arnaldo, os lampiões adiantarem-se no marcador e depois foi a vez de Ricardinho aproveitar um livre de 10 metros para fazer o segundo golo.

Se a tarefa «leonina» já estava difícil ao intervalo, ainda mais ficou quando Ricardinho bisou logo a abrir o segundo tempo. Pouco depois, Divanei devolveu alguma esperança aos «leões», reduzindo a diferença na sequência de um bom trabalho individual. O Sporting cresceu então para uma grande ponta final - desta feita com o rival a atingir as cinco faltas ainda com muito tempo para jogar - sendo muito rematador mas ineficaz, em grande parte devido à boa exibição de Bebé.

A quatro minutos do termo do encontro, Paulo Fernandes colocou Evandro a guarda-redes avançado, e o Sporting conseguiu reduzir por Cardinal (tinha enviado uma bola ao poste um pouco antes), mas César Paulo no lance seguinte fez o 4-2. Alex ainda reduziu novamente (a quatro segundos) mas já não havia tempo para mais no pavilhão Paz e Amizade que esteve novamente repleto de sportinguistas.

sábado, 12 de junho de 2010

Vit. Guimarães 0-1 SPORTING - Juniores

O Sporting foi esta tarde a Guimarães bater o Vitória por 0-1, ficando a um empate de revalidar o título no Campeonato nacional de juniores.

Baldé apontou o único golo do encontro ao “cair do pano”, garantindo aos leões triunfo importantíssimo no Castelo.

Empate com o FC Porto, na última jornada, é suficiente para garantir a revalidação do título.

SPORTING 4-3 lampiões - Futsal Jogo 1 da Final

O Sporting está em vantagem na final do campeonato nacional de futsal, após ter vencido o velho rival no Paz e Amizade. Os «leões» mostraram argumentos e muita concentração no primeiro encontro do play-off (à melhor de cinco jogos) e venceram categoricamente os lampiões.

Com um grande apoio nas bancadas, a equipa «leonina» partiu para uma exibição de gala. Cardinal deu o primeiro aviso com um remate à base do poste da baliza de Bebé, deixando a ideia de que o Sporting estava muito determinado. A formação de Paulo Fernandes foi acima de tudo uma equipa personalizada principalmente a defender, revelando grande entreajuda colectiva e a partir do momento em que ganhou vantagem - livre directo de Divanei - não mais perdeu o controlo da partida. O Benfica tentou reagir logo depois, conseguindo acercar-se com maior perigo junto da baliza de Benedito. Contudo, só através de um lançamento longo de Bebé para César Paulo é que os encarnados estiveram mais perto de marcar no primeiro tempo. O brasileiro atirou de cabeça ao poste, mas na jogada seguinte, um trabalho entre Deo e Café, deu aos «leões» o 2-0, num golo de belo efeito do ala canarinho. Pouco depois, Divanei bisou, aproveitando um lance estudado, e instalou-se a loucura no Paz e Amizade. No segundo tempo e com a vantagem confortável de três golos, o Sporting foi controlando as operações (Benedito teve também duas intervenções importantes), adoptando uma postura mais defensiva com saídas rápidas em contra-ataque. E seria num erro do Benfica que o Sporting aproveitou para sentenciar a vitória, com Café e Alex a fazerem o quarto golo dos «leões», quando faltavam 11 minutos para o fim. A partir daí e com o Benfica a utilizar o guarda-redes avançado, os encarnados reduziram num ápice a diferença para dois golos mas o triunfo verde e branco neste primeiro round estava assegurado. Pelo que assistimos em Loures o Sporting preparou-se bem para esta final e parece uma equipa com grande frescura em termos físicos, muito coesa e solidária.O segundo jogo da final está marcado para este domingo, pelas 16h30, novamente no Pavilhão Paz e Amizade.

domingo, 6 de junho de 2010

SPORTING 0-2 lampiões - Juniores

O Sporting desperdiçou uma grande oportunidade de ficar mais perto do título nacional de juniores, ao ceder em Alvalade, frente ao Benfica (0-2).

Perto de 5.500 espectadores estiveram em Alvalade para assistir ao «derby» que poderia deixar o Sporting a um ponto do título nacional, com os «leões» a revelarem, desde o apito inicial, que iria atacar essa possibilidade, perante um adversário defensivo e apostado no contra-ataque.

Amido Baldé teve várias claras oportunidades para marcar durante a partida, mas o avançado internacional português não esteve nos seus dias. A primeira, aos 20 minutos, apareceu solto na área, mas rematou por cima. Sete minutos depois, o árbitro deixou em campo Fagner Soares, quando já com amarelo teve uma entrada duríssima sobre um atleta «leonino», a que não correspondeu a respectiva punição disciplinar. O treinador benfiquista «acusou o toque» e retirou-o da partida aos 37 minutos.

Matheus Silva, após pontapé de canto, apareceu ao primeiro poste e cabeceou por cima e Renato Neto (38 m) teve nos pés a última grande ocasião para marcar, a rematar por cima já dentro da área.

A segunda parte começou com o golo do Benfica, por Rúben Pinto ao segundo poste após canto, e o Benfica recuou ainda mais no relvado, levando o Sporting a dominar por completo a posse de bola, mas sem materializar em ocasiões para marcar, à excepção de Amido Baldé, aos 89 minutos, que rematou à figura quando estava já dentro da área adversária. No último minuto de descontos o Benfica fixou o marcador, num lance de contra-ataque.

O Sporting mantém a primeira posição no Nacional de juniores e desloca-se, no próximo sábado, a Guimarães, terceiro da geral.

sábado, 5 de junho de 2010

SPORTING 4-3 Inst. D. João V - Futsal

Futsal: Na final

A equipa de futsal do Sporting garantiu presença na final do play-off depois de ter vencido o segundo jogo da meia-final ante o D. João V. No final do tempo regulamentar a partida estava empatada a três golos, tendo sido desempatada no prolongamento, através de um golo de Deo. Os «leões» passaram à final, onde vão defrontar os Lampiões.

Sporting e Instituto D. João V realizaram uma boa partida, proporcionando um bom espectáculo ao muito público que esteve no pavilhão Paz e Amizade. A partida foi equilibrada, mas foram os «leões» quem inaugurou o marcador, através de Deo.

No segundo tempo, o Sporting voltou a mostrar que não queria disputar a terceira partida, enquanto que o Instituto mostrava que queria levar até ao último jogo a disputa pelo lugar na final do play-off. O resultado no final do tempo regulamentar era o empate a três golos, com os tentos «leoninos» a serem apontados por Cardinal e Café. No prolongamento, o Sporting esteve melhor e através de um golo de Deo carimbou o passaporte para a final. Vitória justa dos pupilos de Paulo Fernandes.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tripas 0-1 SPORTING - Juniores

O Sporting venceu no Estádio do Dragão – que recebeu 8 mil adeptos – e deu mais um passo rumo ao tricampeonato de juniores. Amido Baldé «resolveu» mais uma vez, com o golo alcançado no minuto 69.

Após um quarto-de-hora inicial de estudo e de gestão da capacidade física, coube ao FC Porto (20 m) a primeira oportunidade de perigo, com um cabeceamento, após pontapé de canto, defendido por Rúben Luís. Dez minutos depois, foi Cédric Soares a estar em destaque na sua área, substituindo o guardião «verde e branco» ao dar o corpo sobre a linha de golo a um remate portista.

A equipa de Telmo Costa continuava num ritmo lento, mas sem bola, o que levou a um domínio «azul e branco», que, aos 41 minutos, teve a melhor oportunidade em todo o jogo, num remate ao poste por Katalin, atleta que deveria ter sido expulso cinco minutos antes por agressão (murro na cara) a José Lopes.


Na segunda parte, o Sporting veio para mandar no jogo e tomou conta da bola, roubando a iniciativa ao adversário. Primeiro conseguiu uma bola no poste até que, aos 69, Amido Baldé – num remate à meia-volta – foi o mais lesto a chegar a uma bola perdida na área resultante de um livre lateral para chegar à vantagem no marcador.

A equipa da casa foi colocando avançados – trocando mesmo um defesa-central por um ponta-de-lança – e «esticou» o seu futebol, jogando de forma mais directa, mas a estrutura defensiva «leonina» - irrepreensível ao longo de todo o encontro – segurou a vantagem.

Rúben Luís, 88 minutos, fez a defesa da tarde, segurando um remate já dentro da pequena área, garantindo a conquista dos três pontos e o regresso feliz a Lisboa por parte da comitiva «leonina», ciente que o tricampeonato de juniores está cada vez mais perto.

No próximo domingo, o Sporting recebe no Estádio José Alvalade, o Benfica, uma partida transmitida em directo pela TVI24.

Belenenses 31-31 SPORTING - Andebol

Em partida da 9.º e penúltima jornada da fase final do Campeonato Nacional de Andebol, o Sporting foi até ao Restelo empatar com a turma da casa, a 31 golos.

No primeiro jogo após a histórica conquista da Taça Challenge, os «leões» defrontavam o Belenenses em busca do segundo lugar; para este encontro, Paulo Faria não pôde contar com Pedro Solha, Bosko Bjelanovic, Carlos Galambas e Ricardo Correia, mas os que puderam jogar tiveram, a espaços, momentos brilhantes.Durante os 60 minutos do encontro, o Sporting foi a equipa mais forte, mas os últimos cinco minutos de ambas as partes – talvez devido ao cansaço acumulado das últimas semanas – e os árbitros da partida – que mostraram o vermelho a três «leões» – fizeram com que o Sporting não saísse do Pavilhão Acácio Rosa com os três pontos.

No primeiro tempo, os «leões»foram mesmo a primeira equipa a marcar, mas rapidamente a equipa da casa tomou posse do marcador, chegando a uma vantagem de três golos (7-4). Aí, talvez se tenha assistido a um dos melhores períodos da temporada «leonina»; entre o oitavo e o 12.º minuto, a turma «verde e branca» esteve irrepreensível a defender e mortífera a atacar, ao marcar seis golos – alguns deles de belo efeito -sem sofrer nenhum, colocando assim o marcador em 10-7. Até aos cinco minutos finais do primeiro tempo, o Sporting manteve sempre a liderança na partida, mas os homens da casa chegariam mesmo à vantagem (17-16), tendo, no entanto, chegado o intervalo com um empate a 17 no marcador.

Para a estapa complementar, o Sporting não entrou como se esperava e só ao sexto minuto marcou o primeiro golo – o Belenenses marcara três entretanto – obrigando a que os «leões» tivessem de batalhar para chegar de novo à liderança, o que só aconteceria a meio do segundo tempo quando o Sporting se colocou a vencer por 24-23.

Poucos minutos volvidos, o Sporting vencia por dois golos, mas os últimos cinco minutos voltaram a ser fatais; de novo o Belenenses voltou a liderar (30-29 e 31-30), mas um golo tardio de Fábio Magalhães evitou que a turma «leonina» saísse do Restelo com uma derrota.

Pelo Sporting, jogaram e marcaram: Humberto Gomes, Pedro Portela (7), João Pinto II, Bruno Moreira (1), Petric (1), José Lopes, Ricardo Dias (8), Mitja Lesjak (2), João Pinto (6), Pedro Seabra (2), Pedro Jorge, Hugo Rocha, Fernando Nunes e Fábio Magalhães (4).

terça-feira, 1 de junho de 2010

PARABÉNS CAMPEÕES

Juniores Sagram-se Campeões Nacionais de Andebol

O Sporting conquistou este domingo o título nacional de juniores, ao vencer o Xico Andebol por 34-30 na derradeira jornada da fase final, que foi disputada no Pavilhão Adelino Moura, em Almada.
Num jogo muito emotivo e equilibrado, o Xico Andebol chegou ao intervalo a vencer por 17-13, margem que dava algum conforto para a segunda metade.  

Já sob liderança de Pedro Seabra, regressado depois de ter ajudado os seniores leoninos a conquistar a Challenge Cup, o Sporting assumiu o controlo do jogo e recuperando a desvantagem, acabando por impor-se nos minutos finais. O apito final arrancou com a festa do andebol do Sporting, num fim-de-semana particularmente feliz para os leões.

Resultados da fase final:

1.ª jornada - sexta-feira

Sporting-Belenenses, 30-28 (16-13 ao intervalo)
FC Porto-Xico Andebol, 27-32 (ao intervalo 15-16)

2.ª jornada - sábado

Os Belenenses-Xico Andebol, 33-27 (17-14 ao intervalo)
Sporting-FC Porto, 31-36 (15-15 ao intervalo)

3.ª jornada - domingo

FC Porto-Belenenses, 26-26 (14-17 ao intervalo)
Xico Andebol-Sporting, 30-34 (17-13 ao intervalo)

Classificação final:


1. Sporting, 7 pontos
2. Belenenses, 6 pontos
3. FC Porto, 6 pontos
4. Xico Andebol, 5 pontos

Andebol conquista Europa: 22 Titulos Europeus!!!!

Vitória da identidade do SCP

O SCP conquista a Taça Challenge! Uma conquista Histórica!

Para o Andebol Português e sobretudo para a identidade ecletica do Grande SCP!!!

Num pavilhão repleto de adeptos ávidos de conquistas a equipe superiormente liderada por Paulo Faria partia para a 2ª eliminatória com 2 golos de vantagem do jogo na Polónia.

Tratou-se de um jogo que de uma forma geral foi dominado pelo SCP que no intervalo conquistou uma confortável vantagem.

Os adeptos foram,indiscutivelmente, o 8º Jogador ao longo de todo o encontro numa demonstração inequivoca de grande fervor clubista que clama pela recuperação da genuina identidade do nosso Grande SCP;muito mais que um clube de futebol!
Tratou-se do 22º Titulo Europeu.

Este grandioso palmarés , inigualável em termos nacionais; ombreia com colossos como o Barcelona e o Real Madrid.

A luta pela preservação e o desenvolvimento da identidade eclética do SCP tem sido uma das nossas Bandeiras de que nunca abdicámos, ainda que quase sempre "orgulhosamente sós"

Mesmos nos tempos que proclama(va)m o futebol como a única modalidade com sustentabilidade,a Torcida Verde sempre defendeu a identidade ecletica do SCP.

Esta vitória , conjuntamente com o anúncio publico da edificação do futuro Pavilhão do SCP,tem de significar uma indiscutivel alteração do rumo iniciado em 1995 com o autoproclamado "projecto Roquette" que significou neste campo um visivel esvaziamento do ecletismo leonino que a actual presidência pareçe querer inverter; devolvendo o Clube á sua vocação histórica e aos seus adeptos!